terça-feira, 13 de março de 2018

EU FALO DE... ANTOLOGIA TOCA A ESCREVER


Por norma, nos dias de hoje, quase todos os projectos começam alicerçados numa base, mais ou menos, sólida. Isto é, iniciam-se como sequência de algo que já existia ou, partindo da estaca zero, com o resguardo de capacidade financeira adequada, que dá a segurança necessária para que os passos sejam menos hesitantes.

Até aqui, em todos os projectos que abracei, pude dedicar-me apenas à execução do trabalho por estar a prestá-los com o suporte de quem os promovia. Como coordenador de antologias, concursos literários, colecções de livros e organizador de eventos para editoras, sempre contei com o apoio em áreas que não dominava, incidindo o meu foco somente na recolha e revisão de textos, elaboração do ficheiro pré-paginação, alinhamento programático e moderação de eventos.

Com os ensinamentos adquiridos, e tentado dar mais um passo no trabalho de divulgação que faço desde 2010, decidi tentar algo sem a segurança da rede, correndo riscos na esperança que o desfecho seja positivo.

Este novo desafio, sem apoio ou estrutura pré-existente, fere algumas das minhas convicções (como escrevi noutro texto que podem conferir neste link), no entanto acredito poder marcar a diferença com a criação da antologia TOCA A ESCREVER.

Mais do que criar uma antologia, este projecto permite-me ter material para continuar, talvez de forma mais incisiva e variada, o meu trabalho de divulgação de poesia lusófona. Tal como idealizei, os autores, que aceitaram participar nesta aventura, são tão díspares no modo de escrever que acabam por transformar esta obra numa boa recolha de géneros e estilos que se produzem actualmente em Portugal.

Por esse motivo, para além da pronta adesão, tenho que agradecer publicamente aos autores: Alberto Cuddel; Alexa Silva; Anabela Santos; António MR Martins; C. Gonçalves; Carla Félix; Carlos Arinto; Celso Cordeiro; Cristina Pinheiro Moita; Fátima Martins Leal (Tita); Isabel Bastos Nunes; João Dordio; Lúcia Lourenço Gonçalves; Manuel Machado; Manuel Rodrigues; Margarida Gomes; Maria Antonieta Oliveira; Maria José Fontoura; Natália Canais Nuno; Sara Timóteo; Vieirinha Vieira e Vítor Costeira. Sem os vossos preciosos contributos ser-me-ia impossível dizer que este projecto sem rede afinal deu certo.

No momento que escrevo este texto, o livro está em fase terminal de paginação e prestes a ser enviado para produção. Conto anunciar brevemente uma data para mostrar ao mundo a antologia TOCA A ESCREVER e fazermos a festa da poesia portuguesa.

MANU DIXIT

4 comentários:

  1. Estimado amigo, eu é agradeço a aceitação dos meus poemas e fico desejando que a Antologia «Toca a Escrever» seja um sucesso.
    Abraço-o

    ResponderEliminar
  2. Amigo Emanuel antes de mais deixo-te um grande abraço.
    Já há bastante tempo que me afastei das Antologias e algumas vezes conversamos sobre isso.
    Acompanhando o teu trabalho de divulgação da Poesia não podia ter deixado de responder positivamente à tua chamada para esta obra e fico grato que a tenhas decidido criar.
    A minha expectativa, vindo de ti, é que só poderá ser um sucesso!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso