terça-feira, 20 de março de 2018

DEZ PERGUNTAS A... TACIANA VALENÇA

Agradecemos à autora TACIANA VALENÇA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Uma pessoa prática, intensa, sincera e inquieta. Gosto de objetividade e não sou muito de entretantos. Persigo alguns objetivos na vida com mais paixão do que razão. Levo para minha poesia esta característica. Sou intensa e profunda, não me importando com julgamentos. Escrevo como quem explode e vivo de explosões diversas.

2 - O que a inspira?

Na oficina que fazia com Raimundo Carrero, esta era uma discussão. Ele dizia que não existia inspiração, o que existia e existe é uma explosão.  
Explosão de tudo o que se vivencia e se lê. Concordo, em parte. 
Acho que existe também o dom, a facilidade com que uns escrevem em detrimento de outros, que até falam bem, mas na hora de se expressarem na escrita tem dificuldades. 
Acho que os escritores de romance podem sim, trabalhar exaustivamente sua escrita, mas poeta, poeta nasce poeta e inspiração de poeta pode ser tudo, ou nada. 
Claro que o que vive, viveu e percebe tem influência, mas na hora que passar para o papel, aí sim, percebemos quem é ou não poeta. Minha inspiração vem de qualquer coisa, mas minha inquietação sobre a vida fala alto nos meus poemas.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não. Não tenho nenhuma espécie de tabu.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Já participei de várias, nem sei mais de quantas. Acho importante como exercício e divulgação.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Confesso que poderia ter mais impacto e que sou um pouco dinossaura em redes sociais. Mas tenho um Blog, que por não divulgar tanto não tem muita visitação, tenho uma página que se chama Pétalas no facebook e posto algumas coisas num site de escritores e na minha própria página. Acho que é sim, um instrumento poderoso de divulgação. Talvez eu não esteja dando a importância devida.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Escrevi uma vez sobre a responsabilidade do escritor. Acho que tudo é muito fácil hoje. Quando digo que qualquer pessoa pode escrever um livro, digo com uma grande preocupação com o que se lê hoje. 
Inclusive (e por que não), antologias, que parecem ter virado uma maneira de se ganhar dinheiro, não importando muito a qualidade de nada. Isso prejudica muito a boa literatura. 
Não estou falando aqui da Conexões, porque conheço a seriedade de quem faz, mas de muitas outras. 
O que acho é que qualquer pessoa que goste de escrever pode sim, escrever um livro, participar de antologias, mas, deve ter o respeito pelos leitores e ter senso crítico, além de investir na qualidade da sua escrita. Pontos positivos existem e sempre existirão, resta ao escritor estar disposto a, primeiro, ler os bons autores, segundo, fazer oficinas literárias e entender que tem grande responsabilidade a partir do momento que resolve fazer um livro, seja romance, poesia ou outros.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Qualidade da obra do autor, sem dúvidas.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Com apenas dois livros infantis publicados em 2010 (e não comercializados), este ano sai o meu primeiro livro de poesias. Os projetos, a princípio, são investir um pouco mais na minha escrita. Gosto muito de escrever histórias infantis, crônicas e contos, pretendo dedicar mais tempo a esses tipos de textos literários, mas não de qualquer forma, gosto de uma escrita limpa, objetiva, mas que tenha um quê de originalidade.

9 - Sugira um autor e um livro!

Gabriel Garcia Marquez – Cem anos de Solidão, acho incrível.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Porque a preferência pela poesia? (pois tenho mais de duas mil escritas)

A poesia para mim é uma explosão momentânea, uma necessidade, uma terapia. Ajuda a expurgar o que está em mim ou no Universo onde habito e isso é necessidade imediata, não pode esperar.


Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

5 comentários:

Toca a falar disso