sábado, 17 de março de 2018

DEZ PERGUNTAS A... FERNANDO MATOS

Agradecemos ao autor FERNANDO MATOS a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Houve um tempo que repetia várias vezes para mim mesmo: Por que escrevo? Então após ler sobre filósofo francês René Descartes cheguei a conclusão de que escrevo para coexistir na história sem a intenção de altas glórias apenas estar presente na vida de alguém como autor e pessoa contribuindo para o “Belo” na evolução humana.

2 - O que o inspira?

A Vida... Sou um artista/Poeta e nada mais me fascina que a vida, tão cheia de mistérios, dores e amores.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não, porém em alguns poemas existe um pouco de “proibido” e “sagrado” cabe a quem ler descobrir e fazer suas conclusões.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Aprendi com minha amiga de Genebra a escritora Jacqueline Aisenman (brasileira) que devemos compartilhar sonhos e é assim que vejo Antologias e Colectâneas, um sonho compartilhado com a humanidade.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Um feedback rápido e perigoso... Rápido porque a “curtida” vem instantaneamente e perigoso porque não sei se consegui chegar ao intimo da pessoa que leu meu trabalho e cair numa auto-afirmação e é por isso que estou sempre revisando meus textos apreendi isso com o meu Mestre Literário Raimundo Carrero. 

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivos: Deixar materializado seus pensamentos e ideias; Conhecimento; Evolução como pessoa e autor. Negativos: Pensar que somos “únicos”; Pensar que somos Intelectuais imbatíveis (tem muito infelizmente); a soberba literária.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Manter a sua essência, simples assim.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Cheguei aos meus 55 anos com muitas expectativas e isso me causou  dores enormes. Vivo o hoje na esperança de que cada dia traga-me novas surpresas. Ensinar ao meu filho a responsabilidade da leitura e de como ler o mundo sem se machucar.

9 - Sugira um autor e um livro!

Augusto Boal – Teatro do Oprimido

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você é feliz? Resposta: Isso para mim é uma retórica... "Interrogação feita sem a necessidade de uma resposta: pergunta retórica."

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

4 comentários:

  1. Parabéns ao nobre poeta do mundo, Fernando Matos por esta participação nesta Magnífica Antologia. Seu trabalho, assim como os dos demais poetas, ganha espaço e amplitude neste lindo universo - o da poesia!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso