quinta-feira, 8 de março de 2018

DEZ PERGUNTAS A... EMMANUEL ALMEIDA


Agradecemos ao autor EMMANUEL ALMEIDA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

O autor é coadjuvante da pessoa, as inspirações e desejos contribuem com os dois, acho que são bons parceiros dentro das propostas.

2 - O que o inspira?

Desde garoto sempre a inspiração me veio em horas que nem esperava, e nem sabia o que eram aqueles arrepios e emoções, tudo que me tocava tornava-se frases, nem sabia que eram versos. Eu traduzia ou quem sabe descrevia essas inspirações e emoções com palavras e as procurava no dicionário quando não encontrava definições cabíveis dentro do contexto. O que me inspira são as emoções que eu sinto do mundo, daquilo ou aquilo que me cerca.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não creio e não crio tabus, a censura é o pior em atitudes. A liberdade deve ser o principal objetivo. Tudo cabe quando os objetivos são honestos e claros.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Durante minha “caminhada” na escrita procurei sempre ser honesto comigo mesmo, o que me inspira é motivação. Estou a caminho do primeiro livro, se não fosse a minha participação nas Antologias, creio que participei em mais de 15, não teria esse prazer atualmente, mesmo sem ter a certeza de que tudo vai ocorrer conforme o esperado.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Para ser verdadeiro devo dizer que a partir de 2001, dois anos após o meu contato com a Internet é que pude realizar um desejo antigo, de colocar em voga os textos e poemas que há muito estavam guardados. Meus primeiros textos foram postados no “Recanto das Letras”, não posso mentir que fiquei muito emocionado ao perceber comentários de leitores e Poetas que trafegavam pelo Site. As redes sociais me motivam e até preservam essa minha emoção de poder externar todas as minhas inspirações. Tanto que foi no site da Amazon.com que tive a oportunidade de lançar dois livrinhos virtuais, “ASSIM TÃO POEMAS” 1 e 2.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Considero que tudo possa ser positivo desde que não coloquemos expectativas absurdas nas escritas. Eu pelo menos procuro não misturar desejos com realizações espetaculares, tudo que escrevo me dá esse prazer de ser mais um dentre tantos que amam a escrita e valoriza a alma, a inspiração é um abre-alas para a realização pessoal, em se tratando da escrita livre.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Ter realmente uma Editora ou pessoas que sejam honestas, primeiramente com elas mesmas, e que se proponham de coração divulgar emoções de pessoas (Escritores e Poetas) que expõem com muita emoção e coragem um interior às vezes até dolorido, acho que não se deve brincar com pessoas tão sensíveis ao mundo e as coisas.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Estou aguardando o lançamento físico do primeiro livro, o título é “DERIVADO”, assim o escolhi, este impresso em papel, e com muito carinho foi já colocado à venda no site da editora.

9 - Sugira um autor e um livro!

Todos os livros que desde a infância pude ler me foram importantes, hoje, calorosamente os reverencio como motivadores. Não tendo um especial que eu possa vir a citar. Devo dizer apenas que Olavo Bilac foi meu primeiro motivador.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

No momento essas perguntas que me foram feitas nessa entrevista dizem do que eu sempre esperei e pude responder dentro do meu entendimento, sempre sou grato, acredito que a democracia seja o caminho para uma humanidade feliz.

Acompanhem, curtam e divulguem este e outros autores através deste link

2 comentários:

  1. Grato pela visibilidade contida nesse projeto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazemos a nossa parte em prol da lusofonia... Grato por acreditar no projecto e pelo contributo. Abraço luso.

      Eliminar

Toca a falar disso