domingo, 18 de fevereiro de 2018

FALA ÁFRICA... MACVILDO PEDRO BONDE (XXIII)

NOITES DO MODASKAVALU[1]

Ao Salésio Massango (Kalinda), Maputo, 29 de Junho de 2017

Bom dia, não sei como esta missiva lhe vai encontrar quando a leres. É que a saúde tem sido um martírio para quem se desprende da cama sem o descanso floreado. Sei que tenho sido ausente e as conversas intermináveis de outrora escasseiam na orla da língua em sede. Estou aqui porque ontem tive a sorte de passear pelas noites do Modaskavalu, ali onde desnudamos a palavra com a sensibilidade que só tu emprestavas quando Cesário Verde lhe calcava a alma.

Pois é meu caro! Poeta sem asa, domador de sonhos ao apitar do comboio. Escrevo-lhe novamente para dizer que a casa continua a mesma e os sonhos parecem ter perdido a cor. No entanto, os textos que tingem as paredes sedentas de vida estão rendilhados à moda do Valeriano. Sinto que já não tenho pachorra para construir sentimentos de apreço. Sorrisos e aplausos continuam a vingar perante textos invertebrados, sem sal, dirias meu amigo, a mesma barbárie que negamos ali na rua Carlos Albers.

Os meus silêncios são mais audazes ao martírio da alma. Estou sentado na poltrona e não me emociono porque os anos do “Arrabenta” foram os mais fugazes. Caro poeta, não digo isso por demérito das vozes que se mostram neste lugar, mas por notar que a escola continua sem alunos. Parece que amamos as futilidades. É bom deliciar a multidão com uma mão cheia de nada? Andamos em desregramento. Poderei, em meus lamentos, infringir um golpe inóspito no Coração de quem deixou sair entre os dedos, os valores que a poética nos ensinou por mais de uma década? Neste instante que lhe escrevo seguro o coração pela mão e as lágrimas tingidas de medo. Caro Kalinda, não há vento que apagará os melhores dias da nossa adolescência.   



[1] Espaço localizado no Teatro Avenida onde se declama de poesia, debatem-se ideias entre outras actividades artísticas e culturais. 

Breve biografia
M.P.Bonde nasceu a 12 de Janeiro de 1980 em Maputo. Foi membro do projecto (JOAC) e do colectivo Arrabenta Xithokozelo. Em 2017 lançou a sua primeira obra literária “Ensaios Poéticos” pela Cavalo do Mar.
Vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso