domingo, 24 de dezembro de 2017

FALA AÍ BRASIL... LULA COUTO

A sociedade de consumidores do século XXI trouxe um novo elemento para a relação do sujeito com o objeto, na medida em que a “frustação do objeto de consumo é um instrumento indispensável na lógica do mercado. Se o capitalismo conseguiu se perpetuar até agora, foi porque seu modelo econômico conseguiu captar em proveito próprio os mecanismos da subjetividade(...)” (Dessal, 2017. Pag. 51). Dessal nos faz lembrar de uma colocação do nosso genial Érico Veríssimo, acerca da futilidade da sociedade contemporânea. Veríssimo afirmou que “o objetivo do consumidor não é possuir coisas, mas consumir cada vez mais e mais a fim de que com isso compense o seu vazio interior, a sua passividade, a sua solidão, o seu tédio e a sua ansiedade. ” (Veríssimo, 2016. https://www.diarioliberdade.org/brasil/consumo-e-meio-natural/60453-consumir-o-consumismo-que-nos-consome.html)
      
Termino esse ensaio pedindo emprestado a atualíssima poesia de Fernando Pessoa, pois, assim como Agostinho de Hipona, Pessoa deixou a responsabilidade do sentido da vida para o criador:

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: "Fui eu?"
Deus sabe, porque o escreveu.

(Pessoa, F. 1993)

ENSAIO  Aspectos da Subjetivação no Século XXI: sem o passado e o futuro, para onde caminha o sujeito?
Acompanhe o texto na íntegra no blogue PALAVRAS CRUZADAS neste link 

Biografia:
Lula Couto , historiador e professor há 30 anos. Integra a equipe de professores do Projeto Educação da Rede Globo Nordeste desde o ano de 2003. Palestrante, criador e coordenador do Projeto Palavras Cruzadas. Espaço para o encontro entre profissionais de diversas áreas do saber, visando a organização de debates públicos. cocririador do Espaço MultiVerCidades, encubadora de projetos para o debate público. Professor palestrante em capacitações educacionais diversas.SÓCIO DO CPC, Cíclo Psicanalítico de Pernambuco.



1 comentário:

  1. Concordo plenamente, se algum dia as pessoas passarem a se ver...
    teremos uma espécie de suicídio coletivo,
    temos hoje em dia o que chamo de coisificação do ser humano

    ResponderEliminar

Toca a falar disso