quarta-feira, 11 de outubro de 2017

FALA AÍ BRASIL... ADRIANA MAYRINCK

O lançamento do livro De Gaveta em Gaveta, da autora Carla De Sà Morais, na Casa de Angola, foi o primeiro evento com o apoio da In-Finita em Lisboa, e despertou algumas considerações que com o mesmo carinho em que a nossa equipe foi recebida, achei pertinente comentar publicamente. Um momento especial tão diferente e ao mesmo tempo em total consonância com duas pessoas que não se conheciam pessoalmente e no qual estavam vivenciando no mesmo espaço emoções bem aproximadas.

O meu sentimento de estar em terras lusas, em um espaço que não conhecia e com alguns pequenos, mas significantes, detalhes que lembravam-me outros eventos no Brasil, e tornavam-me parte integrante do cenário devido a facilidade em adaptar-me e da minha mobilidade e experiência como produtora, na qual sempre me senti muito à vontade, despertou uma sensação de estranhamento e atenta como leitora e participante do evento, ao mesmo tempo, tudo parecia-me bem familiar. Estar e não fazer parte de… Sempre foi uma das questões que circulava em minha mente e que era um dos meus pontos de recuo nos momentos de decidir mudar de país. Como seria conviver com a ideia de ser estrangeira, na pátria escolhida por mim.

Em certa altura a emoção da autora, por também estar fora de sua pátria, realizada com a obra e sentindo-se feliz pelo momento tão significativo em sua carreira, me fez sentir um pouco cúmplice e bem próxima daquele sentimento também partilhado por mim. E a certeza da escolha certa, acalentou e fez desaparecer possíveis inseguranças. A percepção da inexistência  de fronteiras quando o assunto é sentimento e poesia, e que todos nós, fora de nossos ambientes, se o nosso olhar for de universalidade, fazemos de qualquer espaço ou momento um cantinho mesmo que solitário ou silencioso, um lugar de acolhimento.

E é com a lembrança desse instante que agradeço o carinho da Autora, que sem perceber, nos abraçou com o que há de mais precioso na arte dos encontros: a disponibilidade de partilhar emoções.

DRIKKA INQUIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso