domingo, 9 de julho de 2017

EU FALO DE... PARCERIA TOCA A ESCREVER/IN-FINITA


Passado que está mais de um mês da parceria TOCA A ESCREVER/IN-FINITA, é possível fazer um pequeno balanço do que foi conseguido e perspectivar o que os autores podem esperar de nós.

Os objectivos que nortearam a criação de ambos os projectos tinham muitos pontos de contacto e, coincidentemente, iniciaram-se no ano 2010 quase em simultâneo; o TOCA A ESCREVER em Portugal; o IN-FINITA no Brasil.

Foram sete anos de dedicação a causas comuns até ao dia que a mentora do IN-FINITA, reconhecendo as semelhanças e antevendo a possibilidade de melhores resultados, decidiu propor a parceria.

Foram esclarecidas algumas dúvidas, limadas arestas e depois de acordada a continuidade dos parâmetros iniciais de cada projecto e manutenção das ideias génese, nasceu por fim a união de esforços, vulgo parceria.

A primeira iniciativa foi a ampliação de ferramentas, nomeadamente com a criação das páginas de Facebook e Instagram. Ficando combinado desde a primeira hora que o blogue continuaria sob a minha responsabilidade, a página de Instagram sob alçada do IN-FINITA, e a página de Facebook gerida por ambas as partes.

Efeito imediato foi o interesse demonstrado por muitos autores do Brasil em verem os seus trabalhos divulgados pelas plataformas TOCA A ESCREVER, contribuindo com a oferta dos seus livros.

Este interesse efectivo, que não palavras de circunstância, aliado aos compromissos assumidos com as editoras, que têm patrocinado o projecto, e outros autores, obrigou a uma reestruturação logística no blogue: a partir de Agosto, passaremos a divulgar três (3) poemas diários.

Juntamente com a súbita adesão de autores de poesia, fomos contactados por autores de outros géneros e perante as questões colocadas, decidimos acrescentar este blogue, TOCA A FALAR DISSO, ao projecto TOCA A ESCREVER/IN-FINITA, com a missão de alargar o âmbito das nossas divulgações.

É nossa intenção alargar as contribuições fixas com artigos de opinião e/ou crítica literária... para esse efeito já contamos com o autor JOSÉ MANUEL MARTINS PEDRO como correspondente de autores africanos, que mensalmente nos/vos dará a conhecer um autor da África lusófona.

Para quem sempre acompanhou este blogue não é estranho eu dizer que o mesmo continua à disposição de todos os autores que queiram contribuir com textos literários... Aliás, o número de autores, que já viram textos seus publicados aqui, só não é maior porque os autores assim entenderam.

Continuaremos a divulgar a lusofonia escrita e esperamos continuar a receber o apoio, não só dos autores e editoras que já abraçaram o projecto, mas também todos aqueles que quiserem juntar-se a nós, independentemente do género literário e do seu papel no universo lusófono (autores, editores, comunicadores, promotores de eventos, etc). Temos as portas abertas para todos aqueles que quiserem entrar.

Posto isto, e em jeito de balanço, a parceria começou a todo o gás, sempre em prol da maior visibilidade dos autores lusófonos. Com o tempo iremos limar as arestas tentando melhorar este serviço de divulgação que se manterá nos mesmos moldes que lhe deram vida.

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso