segunda-feira, 17 de julho de 2017

EU FALO DE... O DESPERTAR DA ALMA PORTUGUESA - in sonetos

Podem conhecer alguns poemas do livro neste link

Um dia, em Ansião, aquando da apresentação que fiz a um dos livros do saudoso Vítor Cintra, falei um pouco sobre o que é a minha convicção sobre o ser-se poeta, e passo a transcrever:

"... ser poeta, para além de escrever versos sobre sentimentos humanos e criar uma obra literária, é investigar, processar informação e transmiti-la. Ser poeta é também descobrir e partilhar sabedoria e conhecimento tal como os professores fazem com os seus alunos."

Hoje, mais que nunca, por consequência do meu trabalho de divulgação de poesia lusófona, reforço esta ideia, porquanto tenho recebido alguns livros que encaixam na perfeição no conceito defendido nas palavras transcritas.

E um dos livros é este: O DESPERTAR DA ALMA PORTUGUESA - in sonetos, de Cláudio Amílcar Carneiro.

Não é novidade para ninguém o meu apreço pela estrutura dos sonetos e a minha admiração por todos aqueles que os fazem tal como mandam as regras. Se a este gosto pessoal juntarmos a tal característica didáctica ficamos na presença de um livro bem a meu gosto e que representa, em grande medida, o que deve ser a arte de escrever poesia. E não estou a falar dos aspectos estéticos e/ou estilísticos. Estou, essencialmente, a referir-me aos aspectos menos visíveis mas que são demonstração clara do valor daquele que escreve: o trabalho de pesquisa e construção poética, o apurado conhecimento das temáticas abordadas e das regras a aplicar dentro da estrutura utilizada, e também, mas não menos importante, uma tremenda consciência de autor no saber executar e produzir, com cabeça, tronco e membros, um trabalho pleno de coerência, com principio, meio e fim.

O DESPERTAR DA ALMA PORTUGUESA – in sonetos, para além de ser um belo livro de poesia, é também um excelente manual sobre a história de Portugal.

Ao longo de 14 secções, ficamos a conhecer um pouco das figuras centrais da nossa história (reis, navegantes, notáveis), somos levados a visitar (cidades, aldeias, campos, serras e rios), a conviver com o povo e a conhecer romarias, somos confrontados com factos da nossa história recente e com aspectos que nos identificam enquanto pátria - sejam de raiz política, social, cultural ou religiosa.

Este não é um daqueles livros de poesia em que o autor cria sobre o joelho e depois envolve uma resma de textos numa capa. Este é um livro de poesia em que o autor derramou muito esforço e trabalho, tanto na pesquisa como na criação e no burilar. Este é um daqueles livros que não são feitos do pé para a mão, pela entrega, séria e comprometida, de um autor com a consciência plena que a sua função vai muito além do entretenimento. Este é um daqueles livros que vale a pena ler e reler, não só pela beleza estética e poética mas também, e acima de tudo, pelo seu propósito educativo. Este é um daqueles livros em que o autor, mais do que poeta, se transforma em docente. Assim nós, leitores, aceitemos ser seus alunos.

O DESPERTAR DA ALMA PORTUGUESA – in sonetos, é um livro que recomendo sem reservas.

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso