segunda-feira, 3 de julho de 2017

DEZ PERGUNTAS A... SIMONE MARTINS

Agradeço a disponibilidade de Simone Martins, autora do livro TOQUE DA ALMA, cujos poemas têm estado a ser divulgados no TOCA A ESCREVER, desde Abril.

1 - Na nota de apresentação que encontramos na badana do TOQUE DA ALMA ficamos a saber que a escrita sempre a acompanhou. Quais as motivações? Mero prazer criativo ou ferramenta de desabafo?
Foi ferramenta de desabafo, as frustrações de uma adolescente, tristezas, desamores...

2 - Ao longo da leitura do livro fiquei com a sensação, mais do que ler um livro de poesia, estava a ler passagens de um diário. Sente que entrega muito de si no acto de escrever?
Sim, entrego-me…! Falo de um sitio em mim… nem faz sentido para mim o contrário. Não quer dizer que são todas vivências minhas o que escrevo… a maior parte são vivências hipotéticas, são outras simones

3 -No seguimento da questão anterior, a maternidade apurou-lhe o sentido poético do que escreve? 
Sim! A sensibilidade aprumou bastante

4 - Na mesma nota refere que o gosto pela leitura é posterior e apareceu depois de contactar com a escrita de Pablo Neruda. De alguma forma essa descoberta influenciou a sua forma de escrever?
Não pensei muito, mas após a questão… Muito! Pois permitiu não ter medo de escrever, permitiu soltar-me, permitiu-me aventurar-me mais em mim… descobrir a forma de sentir o mundo à minha volta e escrever como sinto a vida.

5 - Que outros autores descobriu entretanto, e com quais mais se identifica?
Osho – Tem mais haver com a espiritualidade, com o EU, com as subtilezas da vida e como nos é apresentada a vida, uma outra abordagem de viver, de amar, um novo olhar sobre a natureza.
Sophia de Mello Breyner Andresen – a forma como esta senhora escreve e sente o mar e tudo o que o envolve.

6 - Sabendo que a edição do TOQUE DA ALMA aconteceu de forma inesperada, quais as primeiras sensações ao ver os seus escritos em formato de livro?
Senti estranheza, fora da minha zona de conforto, uma responsabilidade.
Como se estivesse nascido para um mundo diferente daquilo que estou habituada…

7 - O que mais a surpreendeu, tanto pela positiva como negativamente, nos primeiros contactos com o universo da escrita, pós editar?
Ainda não me habituei ao nome de poetisa, escritora… pois não me considero assim… não será falta de respeito para comigo mesma!
Positivamente: O carinho com que me tratam.
Negativamente: O facto de não ser conhecida no mundo literário… mas tudo tem o seu percurso…

8 - Partilha, com assiduidade, os seus textos em diversos grupos de Facebook. Sente que essas partilhas têm ajudado na divulgação do TOQUE DA ALMA?
Sim, bastante!

9 - Explique quais os seus critérios na hora de escolher as imagens para acompanhar os textos que partilha.
Vários, o poema em si, a imagem e outras vezes a junção dos dois
Exemplos:
O poema Lisboa… falo em ruas nauseabundas tirei uma foto em Lisboa de uma rua com lixo
O poema 25 de abril de qualquer ano… fala do policiamento da moral… pedi permissão a 3 policias e tirei uma fotos de costas e alterei a foto
No toque do Mágico – Fala em: primaveras perfumadas de narcisos amarelos… tirei umas fotos a narcisos amarelos
Tinha uma foto a uma árvore desfolhada num dia cinzento e frio, associei ao  poema Inverno

10 - Este TOQUE DA ALMA foi o início de uma caminhada? Quais os próximos passos?
Sim, foi o inicio de uma nova etapa.
Escrever outro livro. Mas ainda é cedo... talvez mais 2 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso