segunda-feira, 17 de outubro de 2016

EU FALO DE... NOVO MOTOR DE BUSCA


Ao longo dos seis anos como utilizador do Facebook, tenho tentado manter-me fiel ao princípio de não embarcar nas agitações em massa que regularmente acontecem nesta plataforma. Procuro, na medida do possível e sem negar algumas falhas pelo caminho, distanciar-me propositadamente desses movimentos colectivos que são, muitas vezes, inócuos e que não acrescentam nada a cada um de nós. No entanto, sempre que aparece um destes fenómenos, faço a minha pesquisa sobre o assunto, porque o saber não ocupa lugar, e depois, se achar pertinente, escrevo algo sobre a matéria.

Confesso que, quando li as primeiras referências e este motor de busca com a suposta maior base de dados sobre escritores portugueses, não dei muita importância porque habituei-me a utilizar o Google como ferramenta de pesquisa. Contudo, ao ver o enorme alarido que começou a ser feito nos últimos dias, e depois de ler um texto do poeta Victor Oliveira Mateus, sobre o assunto, decidi ver pelos meus próprios olhos do que se tratava.

Para variar comprovei, o que sempre acontece nestas ocasiões: a publicidade é melhor que o produto.

Em primeiro lugar, só alguns dos autores referenciados tiveram direito a biografia exaustiva e bibliografia completa... não será difícil de perceber que esses são os mais mediáticos.

Em segundo lugar, e para mim mais relevante, esta até pode vir a ser a maior e mais completa base de dados de escritores portugueses mas neste momento está bem longe desse objectivo. Bastou-me procurar meia dúzia de autores; Casimiro de Brito, Graça Pires, Paulo Themudo, Pedro Tamen, Lídia Borges, António Ramos Rosa, para chegar a essa conclusão.

Repito, este motor de buscas até pode vir a ter, um dia, a maior base de dados sobre escritores portugueses mas neste momento até a falível e inconfiável Wikipédia tem uma base de dados mais completa.

Vejam pelos vossos próprios olhos em escritores.online


MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso