quinta-feira, 29 de setembro de 2016

EU FALO DE... III ENCONTRO DE POETAS DE LÍNGUA PORTUGESA

Quem acompanha a minha forma de estar no universo da escrita sabe que, apesar de ser cidadão português, sempre me considerei um autor lusófono. Seguindo essa condição, quando em 2013 a poeta Mariza Sorriso me falou do seu projecto de lusofonia, não tive qualquer dúvida em disponibilizar-me para colaborar, dentro das minhas capacidades e no que pudesse ser útil.

A ideia original transformou-se numa feliz realidade abraçada por algumas pessoas e o projecto ganhou corpo de evento em Setembro de 2014. Assim nasceu o I Encontro de Poetas de Língua Portuguesa. 

Ao contrário de muitas outras boas ideias, a continuidade deu-se como desejado e em Setembro de 2015 foi possível dar vida ao II Encontro de Poetas de Língua Portuguesa, com a novidade do mesmo ser celebrado em eventos realizados no Brasil e em Portugal e da adesão dos participantes ter aumentado substancialmente.

Com esse reforço moral confirmou-se a validade do projecto e ficou desde logo definido que havia margem de manobra suficiente para crescimento. O III Encontro de Poetas de Língua Portuguesa veio provar essa análise e, mantendo a multiplicidade de eventos do ano anterior, voltou-se a constatar um aumento considerável na participação dos autores, em 2016.

Foi bonito ver a Sala Nobre do Palácio da Independência cheia de autores, em representação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor. Foi bonito presenciar o quanto uma língua pode servir de motivo aglutinador e de intercâmbio entre as diversas sensibilidades, diferentes sotaques e distintos modo de estar. Foi bonito assistir a esta união da lusofonia. Foi bonita a festa e o contributo de cada um dos presentes. Foi bonito o III Encontro de Poetas de Língua Portuguesa e é um orgulho fazer parte de algo com tamanha beleza.


MANU DIXIT 

6 comentários:

  1. Gratidão!
    Esta é a palavra que resume o meu sentimento.
    Gratos estamos todos os poetas por termos vivenciado tamanho bem-estar poético.
    Grata pela parceria poeta Lomelino e de todos os poetamigos que contribuiram para mais este Encontro. No Brasil a querida equipe Anna D'Castro, Carmem Teresa Elias, Dalberto Gomes, Daniela Martins e Marisa Queirós. Em Portugal ao grande parceiro José M. Martins Pedro, a Maria João Nunes e ao poeta Emanuel Lomelino. Agradecemos também ao poetamigo Alexandre Carvalho, Rosária da Silva (AO) Obedes Lobadias (MOZ) e todos os representantes de todos os países de língua portuguesa pela festa que juntos fizemos.
    Que venha o IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Grata pela vossa extraordinária iniciativa... Mariza e Emanuel, uma honra poder participar .

    ResponderEliminar

Toca a falar disso