segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EU FALO DE... COMPORTAMENTOS

Correndo o risco de me tornar repetitivo e assumindo essa condição como uma certeza quase adquirida, vejo-me obrigado a voltar a escrever sobre uma situação que, infelizmente e para desgosto de quem ama a cultura e os eventos culturais, parece ter-se instalado nos hábitos comportamentais das pessoas. 

Invariavelmente e à falta de melhor argumentação, tenho de repisar a ideia que a tão propalada crise, mais que económica e financeira, está na falta de valores morais, de carácter e, nos tempos mais recentes, de saber estar em sociedade, com tudo o que isso implica.

Apesar da minha condição de apologista da quebra dos preconceitos rígidos e castradores que a sociedade sempre nos tenta impingir, tenho a noção que existem e devem continuar a existir algumas regras, mais não seja, para um funcionamento social saudável.

Eu, enquanto cidadão e sem prescindir dos direitos inerentes à minha condição de individuo, não posso esquecer que sou parte de um todo. E esta ideia não deve nem pode ser exclusividade do meu pensamento.

Sem falsos moralismos, porque a perfeição é uma utopia e, como todos os conceitos, cada um de nós se define de forma diversa, é com tristeza que verifico o quanto o culto do individualismo se tem tornado importante para muita gente e que esse exacerbar do EU começa a estar de mãos dadas com a falta de respeito para com os outros.

Os parágrafos anteriores servem de nota introdutória para o relato de alguns acontecimentos que testemunhei no último evento literário em que marquei presença e que, como disse anteriormente, parecem começar a fazer parte dos hábitos comportamentais das pessoas.

Em primeiro lugar e único facto que menciono com exactidão cronológica, já são poucos aqueles que estranham o retardar do começo dos eventos. Creio não estar a cometer nenhuma heresia se disser que julgo nunca ter estado num evento literário que tenha começado à hora marcada. Existe sempre uma qualquer razão para adiar mais uns minutos o começo das sessões. Não querendo aliviar ou aligeirar este tipo de situações recorrentes, porque os maus hábitos são de evitar, sempre digo que o facto de se tratar da apresentação de uma antologia com autores de vários pontos do país e, inclusive, do Brasil, acarreta alguns problemas de logística que, quer se queira ou não, dificilmente conseguem ser contornados, nomeadamente a afluência de amigos e familiares de muitos autores. Neste particular não posso calar o meu desconforto ao verificar que são os próprios autores, quais noivas ciosas dos protocolos, os culpados pelo atraso do início do evento por, imagine-se, chegarem mais tarde do que os seus “convidados”. Talvez a melhor solução seja aceitar apenas autores do outro lado do Atlântico, uma vez que a representante brasileira foi das poucas pessoas que chegaram antes da hora prevista, tendo vindo de propósito para este evento. Adiante.

Menos aceitável ainda e para mim bem mais chocante é o carácter hipócrita e a falta de respeito que alguns autores evidenciam com cada vez maior regularidade. Aceito a existência de pessoas que, ao ver os seus trabalhos em antologias ou colectâneas, se sintam dominados por sentimentos de extrema realização e, por que não dizê-lo, uma ponta de vaidade. Até acho isso natural. O que eu jamais posso aceitar é que esse deslumbramento seja manifestado de forma tão desrespeitosa como aconteceu no último Domingo. Não serei o único a sentir alguma repulsa pelo comportamento daqueles que, até ao momento de serem homenageados no mais puro silêncio e respeito por parte dos outros autores, mantiveram a seriedade mas não foram capazes de retribuir, nas mesmas condições, quando eram os outros a receber o mesmo tratamento, ora com conversa sussurrada, ora com abandonos e regressos constantes à sala onde decorria o evento. A falta de respeito tomou dimensões tais que um dos autores, Fernando Jorge Benevides, na hora de ler um dos seus trabalhos, teve de reiniciar a leitura três vezes devido ao barulho das conversas na sala.

No entanto, pasme-se, o ponto alto da falta de educação e respeito aconteceu no momento em que duas jovens, com um talento imenso, se preparavam para mais um número musical e foram brindadas com a debandada quase geral da assistência. Motivo... “fumar um cigarrinho e beber um café porque a sessão já vai longa”, como me sussurrou ao ouvido um dos tão pontuais autores.

Posso até concordar com quem disser que algumas destas situações podem ser evitadas pelos organizadores dos eventos e, neste particular, reservo as minhas sugestões para uma conversa, para a qual desde já me disponibilizo, a ter com a representante da editora, caso seja esse o seu entendimento, e aqui sinto-me em perfeitas condições e com o distanciamento suficiente para emitir as minhas opiniões porque não faço parte dos autores antologiados nem sequer sou autor desta editora; se o fosse a minha reacção seria bem mais enérgica. 

No fundo, e regressando com o fio à meada, aquilo a que assisti é demasiado mau para que as culpas sejam atribuídas única e exclusivamente à editora. Aquilo que se pretendia como uma festa de poesia e de poetas acabou, independente de alguns momentos belos e emotivos, por se transformar numa feira de vaidades onde, sem qualquer ponta de civismo, se passearam bastantes egos exacerbados num desfile de hipocrisia, má conduta e falta de educação.

Sim, meus amigos, estamos em crise. Mas é uma crise de valores morais e de saber estar em sociedade.

MANU DIXIT 





18 comentários:

  1. Lamento o sucedido mas não estranho. Já evidenciei situações similares. Falta de saber estar no lugar próprio, e respeitar a temática a desenvolver. Supere o desconforto, Manu. Quero agradecer este testemunho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Beatriz! Mais que desconforto, que a bem da verdade não o sinto em pleno, o que revolta é a falta de civismo de pessoas que se dizem culturalmente acima da média. Acredito que educação também é cultura e muitos autores demonstram uma tremenda falta dela.
      Obrigado pelas visitas constantes e pelos comentários anexos.

      Eliminar
  2. Emanuel, boa tarde.
    Subscrevo tudo o que escreveste e já não é a 1ª.vez que reflito sobre essas situações, nomeadamente os atrasos, as conversas de fundo, as vaidades levadas ao exagero... enfim, a falta de respeito pelos outros.
    A pontualidade sempre fez parte da minha forma de estar e, esteja ou não na organização de um evento, sou sempre das primeiras pessoas a chegar ao local. Talvez por isso, me irrita imenso ver que a mesma preocupação não acontece com a maioria das pessoas.
    Mas ainda me incomoda mais quando vou a um evento e os próprios organizadores se atrasam... e isso já me tem acontecido várias vezes.
    Tudo isto passa, como dizes, pelo culto do EU e pela falta de respeito pelos outros.
    Só queria acrescentar uma coisa mais que julgo importante referir.
    É que quando se organiza um evento, além da preocupação em cumprir o mais possível o horário, a organização tem de ter em atenção que o mesmo decorra de forma dinâmica e que "prenda" quem está a assistir, não criando situações que possam proporcionar situações em que quem está a assistir se disperse e se sinta tentado a sair, a falar com o vizinho do lado, etc, etc.
    Ainda muito recentemente num evento em que, por acaso, estávamos os dois e a assistência era pouca, a sessão alongou-se tanto que se chegou ao fim com meia dúzia de pessoas, se tanto.
    Na minha opinião, quem estava na mesa devia ter tido a noção que era hora de se abreviar o evento, até porque estava, de facto, a ser repetitivo e algo monótono.
    Mas, é verdade, sim, estamos em crise de valores morais e de saber estar em sociedade... :-(
    Beijinhos e obrigada pelo teu alerta, sempre oportuno e inteligente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Emanuel, não estou a apontar o dedo nem nada do género, quem sou eu para o fazer!? É verdade, claro, que as situações fogem ao controle, em especial a falta de educação e o respeito pelos outros.
      A isso não há mesmo como dar a volta, já vem muito de trás e não tem nada a ver com o evento em si.
      Até porque não é fácil aos organizadores aperceberem-se desse tipo de coisas, é mais fácil para quem está a assistir...
      Só o referi porque, infelizmente, temos de aprender a viver com estas situações e tentar minimiza-las.
      Por muito que nos custe vivemos num sociedade de "faz de conta" e de "salve-se quem puder" e quem não quer seguir esse lema só lhe resta alertar e evitar, dentro das suas possibilidades.
      Foi essa a razão do meu reparo...

      Eliminar
    2. E foi assim que o comentário anterior foi entendido! Eu apenas fiz questão de realçar um aspecto que complementa todo o testemunho da Eugénia. Ambos temos conhecimento e experiência suficientes para saber que em casos semelhantes existem diversas circunstâncias e factores que podem influenciar o decorrer dos eventos. E já assistimos a cada coisa...

      Eliminar
    3. Eugénia! Neste caso específico sou obrigado a dizer que quem não tem culpa alguma é a editora. Existem situações que, por mais preparados que os organizadores estejam, lhes foge do controle; e a falta de educação e respeito são duas delas.
      Obrigado por mais uma visita comentada.

      Eliminar
  3. Emanuel,
    Um tema que nunca é demais repetir.
    Mesmo não presente no evento, subscrevo na íntegra as tuas palavras.
    É uma realidade e faz todo o sentido... estamos numa crise de valores e bem grande.
    Beijinhos
    Susana Maurício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana! Infelizmente parece que aqueles valores que eram tão caros à humanidade estão a cair em desuso. Atrevo-me mesmo a dizer que começam a ficar fora de moda a a serem mal vistos.
      Obrigado por mais esta visita.

      Eliminar
    2. Manu, por isso digo muitas vezes: nuns aspectos estou "avançada" no tempo. Noutros, sinto-me um "dinossauro".
      Beijinhos Amigos sempre
      Susana

      Eliminar
    3. Olha, eu costumo dizer que muitas vezes me sinto um E.T.

      Eliminar
  4. Não sei exactamente do que falas, mas sei que tens toda a razão.
    Infelizmente situações deste género, ocorrem com muita frequência.
    Quem não está à altura de assistir a um evento, por inteiro, e com o devido respeito pelos outros, o melhor é ficar em casa a ver TV.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonieta! A questão é que no fim os dedos apontam sempre para os menos culpados. Neste caso os organizadores da antologia são aos olhos de todos os grandes responsáveis, o que não corresponde de todo à verdade.
      Obrigado por mais esta visita.

      Eliminar
  5. Toda a razão, poeta, toda a razão!...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. O que adoraria ter aqui eventos para chegar a horas e partilhar momentos poéticos...
    (Dá Deus as nozes a quem não tem dentes)
    Beijinhos dos Alpes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmen! Nem de propósito. Lembro-me perfeitamente do dia em que nos conhecemos pessoalmente. Vieste tu da Suiça e na agenda tinhas um evento em Lisboa ao qual apareceste bem a tempo e horas.
      Beijo para ti e abraços aos rapazes.

      Eliminar
  7. Bem verdade!

    Beber chá pela malga do porco é transversal a todas as «elites» culturais e sociais.

    Obrigada pelo testemunho!

    Sara Timóteo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara! Mais correcto seria dizer "pseudo-elites" ou "pré-elites"
      Obrigado pela visita.

      Eliminar

Toca a falar disso