terça-feira, 28 de maio de 2013

EU FALO DE... UMA FESTA


A VIDA É UMA FESTA

Em primeiro lugar, quero deixar o meu pedido de desculpas, a todos os que acompanham este blogue, pelo longo período de silêncio a que o mesmo esteve remetido. Sem entrar em grandes detalhes, por se tratar de um assunto pessoal, quero também agradecer todo o carinho e amizade que alguns de vós me manifestaram perante o ocorrido. Já sabia de antemão a qualidade dos amigos que tenho mas é sempre reconfortante sentir que existem pessoas do nosso lado nos momentos mais delicados. Obrigado a todos por existirem. 

Tendo em conta que a vida continua, venho, neste novo respirar, falar-vos da grande festa de poesia que aconteceu no passado domingo, no Museu João Mário, em Alenquer.

Na sequência do I Concurso de Poesia AlenCriativos, da respectiva sessão de entrega de prémios e menções honrosas e como resposta à opinião publicamente expressa pelo júri, a editora Universus decidiu, com a devida autorização dos autores, juntar alguns dos poemas que foram a concurso e publicar a antologia AUDAZ FANTASIA. E foi, precisamente, a sessão de lançamento desta obra que levou mais de uma centena de pessoas ao Museu João Mário, em Alenquer, para assistir a uma bela festa, onde a música e a poesia estiveram de braços dados em nome de uma causa maior.

Se, por si só, tanto a música como a poesia seriam motivos mais que suficientes para reunir tanta gente num ambiente cultural e em torno da cultura, este evento ganhou outra dimensão pelo aspecto social que se lhe juntou.

Por decisão dos organizadores do I Concurso de Poesia AlenCriativos, dos responsáveis da editora Universus, dos membros do júri e com a anuência dos poetas envolvidos, parte do valor das vendas desta antologia reverte para a Mithós - Movimento de Apoio à Multideficiência, associação de carácter social.

Num dia ensolarado e com uma vasta gama de eventos espalhados um pouco por todo o país, foi muito interessante verificar as diferentes proveniências de quem marcou presença. Sendo natural que a maioria do público fosse residente nas áreas mais próximas de Alenquer, não posso deixar de referir aquelas pessoas que vieram de vários pontos do país, apenas e só, para assistir a este evento. Posso estar a cometer um engano mas creio que, de todas as regiões, apenas as ilhas não estavam representadas. E foi bonito de ver a interacção do público antes, durante e depois do evento. Se no “antes” e no “depois” é natural existir essa interacção, o envolvimento do público no “durante” acabou por dar um colorido diferente a um ambiente, já de si, festivo.

Não quero terminar sem fazer referência à grande surpresa que foi descobrir o talento de uma jovem que encantou toda a plateia com a sua fantástica voz. Deixo-vos o nome a reter: Cheila Raposo.

Por último, quero felicitar duas grandes impulsionadoras, duas grandes organizadoras, duas grandes animadoras, enfim, duas grandes senhoras que são a génese do grupo AlenCriativos e que, com o seu empenho, muita alma e coração, amor à escrita e à terra onde vivem, deram o exemplo do que se pode fazer quando se unem esforços em nome de uma causa. Parabéns Ana Coelho e Eugénia Ponte.    

MANU DIXIT

14 comentários:

  1. Emanuela, já tinha saudades de vir aquie de te ler.
    De facto "A vida é uma festa" e todos os dias temos de a viver em ambiente de festa.
    Sobre o evento de sábado, disseste tudo e a mim só me resta dizer OBRIGADA pelas tuas palavras e, acima de tudo, OBRIGADA por teres vivido essa festa connosco.
    Um beijinho amigo,
    Maria Eugénia Ponte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Eugénia! Venham mais festas que eu marcarei presença. Mesmo que me troquem o nome :D
      Beijo.

      Eliminar
  2. Ai... esta da "Emanuela" foi mesmo fora.
    Olha, "fora" com o "a" no fim do nome e sai um espaço para transformar o "aquie" em " aqui e"
    Desculpa!!!
    :-)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Manu,

    Certamente quem te estima e te guarda amizade compreenderá.
    Espero que tenha sido um bom evento e que tenha sido um sucesso para os autores e Editora e também que tenham todos tido um bom momento.

    Creio que foi também uma causa muito nobre :)

    Parabéns e beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Felizmente existem iniciativas que, sendo feitas com amor à camisola, dão certo. Sim, foi uma grande festa de música e poesia, com muito talento à solta e onde a palavra de ordem foi solidariedade.
      Obrigado pela visita comentada.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Olá ! Estou certa que sim e concordo.
      Tenho pena de não ter podido comparecer ;
      Haverão mais ocasiões para todos nos reencontrarmos, acredito. :)
      Sabes quem sou? :P
      Abraço, amigo.

      Eliminar
    3. Apenas posso tentar adivinhar! Talvez a S. também conhecida por W. mas é apenas um palpite. Desculpa se estiver errado.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Um evento que de facto foi criado com muito Amor e Paixão e com o incentivo de todos os autores e colaboradores.
    Um livro que têm dentro 69 poemas com o tema Audaz Fantasia de autores com muitos livros editados e outros que pela primeira vez editam algo, também as idades são uma relevância dos 16 anos aos quase 80 anos de idade dos autores, a prova que a poesia continua viva com alma pelos tempos.
    E é para mim em especial muito gratificante ver estes jovens na idade e jovens em editar nesta antologia.
    O cariz social é também um estimulo.
    Obrigada Emanuel pelas tuas palavras e pelo teu acompanhamento de divulgação, a amizade não se agradece e tento retríbuir, tu sabes que te gosto como Poeta, amigo e homem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana! O vosso trabalho tem sido exemplar e a dedicação com que o fazem tem merecido todo este envolvimento por parte de quem escreve. O sucesso desta iniciativa é sinal positivo e estou certo que foi apenas o primeiro de muitos.
      O sentimento é recíproco, amiga.
      Beijo.

      Eliminar
  5. Lamentávelmente não pude estar presente, como o não estou em tantas iniciativas, últimamemte.
    mas adivinhava que ia ser uma festa, de partilhas, palavras sorrisos e emoções.Parabéns a todos e a ti, por seres um excelente promotor (para além de poeta:-) de tudo o que é cultura, neste caso a poesia.
    Abraços para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto foi muito bom. Fica a esperança que surjam mais momentos destes.
      Quanto a mim, vou apenas fazendo o que me compete.
      Beijo.

      Eliminar
  6. Parabéns a todos! Claro que só poderia ser uma grande festa: emoções, partilhas de palavras e muita poesia.
    Abraço (infelizmente há muito tempo que não estou presente em qualquer evento do género:-( A ver se a vida muda!
    beijos

    ResponderEliminar

Toca a falar disso