terça-feira, 9 de abril de 2013

EU FALO DE... EXERCÍCIOS CRIATIVOS


De um modo geral, as pessoas que gostam de escrever, seja em que registo for, fazem-no descontraidamente e sem propósito algum para além do simples prazer que o acto proporciona. Ao escrever, há quem encontre uma forma de catarse, um veículo condutor de reflexão ou mero exercício lúdico. Seja qual for a razão que leva alguém a escrever, é quase um dado adquirido que, com o passar do tempo, a acumulação de escritos e a evolução natural de quem escreve, cada um procure limar arestas e assim aperfeiçoar o seu estilo. Fazem-se experiências, incursões em géneros e temáticas distintas do habitual e, não raras vezes, buscam-se melhorias nos intercâmbios e parcerias. É nestes dois últimos aspectos que quero focar-me.

Um dos exercícios que me habituei a fazer passa por escrever tendo por base outras formas de arte: pintura, fotografia ou escultura. Não sobre o que vejo nessas imagens mas o que me inspiram. Com este género de exercício, busco diferentes abordagens para temáticas que me são próximas e para outras onde normalmente não me aventuro. É interessante verificar que, na maior parte das vezes que me proponho a estes exercícios, a diversidade vocabular dos meus textos aumenta, por exigência do objecto inspirador, e essa característica reflete-se, posteriormente, na poesia que escrevo.

Num patamar menos individualista está um outro exercício criativo, muito popular na blogosfera e nas redes sociais; o dueto. Embora grande parte do que é feito neste campo tenha mais de afectividade do que importância lírica, não é menos verdade que pode ser um estímulo importante não só para o acto de escrever mas também na busca de soluções inovadoras na escrita de cada um. Os desafios que se colocam num dueto nem sempre são afirmativamente correspondidos, por diversas razões, mas creio que o manancial de experiência que se adquire é importante, assim o entenda cada autor.

Ambos os exercícios que referi, têm particularidades muito próprias e os resultados não serão pérolas de escrita, no entanto, a sua função primordial é ajudar na busca de novos caminhos, novas soluções e aperfeiçoamento. Nem tudo o que escrevemos é qualitativamente aceitável mas é possível melhorar e uma das formas de o fazer é por tentativa e erro, e nesta perspectiva é melhor errar nestes exercícios do que em textos que se querem definitivos e definidores de uma obra.

MANU DIXIT

6 comentários:

  1. Olá, Emanuel!
    Concordo. Os exercícios e as experiências não nos definem, mas ajudam-nos a testar limites, a escolher caminhos, a explorar vocabulário, a aperfeiçoar um estilo próprio e, nesse sentido, são muito importantes.
    Beijinhos,
    Marta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Marta!
      Tal como qualquer desportista, também os escritores precisam de treino, não é?
      Obrigado por mais esta visita.
      Beijo.

      Eliminar
  2. Escrever, escrever, escrever... Logo depois: ler, ler, ler...
    A cada vez que se pratica escrita vs leitura vs exercício criativo,como referes no artigo e muito bem, o resultado só pode rondar o melhoramento continuo, o aperfeiçoamento, a marca própria de quem escreve, a personalidade de cada texto, a evolução... Isso é o trabalho diário de quem fará a diferença no amanhã, porque hoje: Ainda andamos muitos a trabalhar.

    Um abraço Emanuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é assumir que há sempre aspectos a melhorar e persistir nesse melhoramento. E tocaste num ponto importante... também é preciso ler muito.
      Obrigado por mais esta visita e partilha de pensamento.

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Sim. Estamos de acordo neste ponto: os escritores precisam de treino, treino, treino.
    Absolutamente de acordo. E digo mais ainda: raro é encontrar-se um escritor/a jovem. Não tiveram ainda tempo. Têm pouco para contar. A experiência e os conhecimentos necessários para escrever seja o que for, não se compram. Adquirem-se e observam-se ao longo da vida. Mas sim, também existem pessoas com um "talento" raro, inato, eu diria "genial". Contudo, esses são raros.
    E já agora, sem leitura, muita leitura, exaustiva leitura, "não se vai a lado nenhum".

    Um bom dia. Boa saúde. Até sempre.

    BRSE

    ResponderEliminar

Toca a falar disso