sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

I CONCURSO DE POESIA ALENCRIATIVOS

 

Com o intuito de dinamizar a região e promover o que de melhor ALENQUER tem para oferecer a nível cultural, foi criado recentemente um grupo na rede social Facebook chamado ALENCRIATIVOS cujas responsáveis são a escritora MARIA EUGÉNIA PONTE e a poetisa ANA COELHO.

Entre várias iniciativas, relacionadas com a escrita, já postas em prática, encontra-se a decorrer a fase de recolha de trabalhos para o I CONCURSO DE POESIA ALENCRIATIVOS, que se prolongará até ao dia 28 de Fevereiro de 2013.

Esta iniciativa que conta com o apoio do Pelouro da Cultura e da Juventude do Munícipio de Alenquer, está dividida em duas categorias e tem âmbito nacional, pelo que todos os residentes em Portugal podem participar desde que respeitem os regulamentos do concurso.

O grande atractivo desta louvável iniciativa é sem dúvida nenhuma a criação de uma categoria destinada exclusivamente a alunos do 3º ciclo e ensino secundário de todas as escolas nacionais. Deste modo, verifica-se que os ALENCRIATIVOS assumem também uma acção virada para a pedagogia e que procuram que as novas gerações se envolvam e participem na construção de uma sociedade culturalmente evoluída.

A grande surpresa deste concurso está relacionada com a sessão de entrega dos aliciantes prémios, no dia 24 de Março de 2013. Os poemas premiados, nas duas categorias, serão lidos pela actriz VANDA RODRIGUES e pelo mestre RUY DE CARVALHO.
 

Quem usa as redes sociais pode encontrar este grupo em www.facebook.com/groups/alencriativos e verificar as restantes iniciativas.

Para aqueles que querem participar neste I CONCURSO DE POESIA ALENCRIATIVOS aqui ficam os regulamentos para as duas categorias:

 

Comunidade Escolar do 3º Ciclo e Secundário

 

1º concurso Literário AlenCriativos destinado a enaltecer a Poesia.

O tema a Concurso será "Audaz Fantasia".

O Evento será também para comemorar o Dia da Poesia.

Com o apoio do Pelouro da Cultura do Município de Alenquer


Regras de participação, direcionado aos alunos do 3º Ciclos e Secundário dos estabelecimentos de Ensino Nacionais.
1- Só serão considerados trabalhos poéticos que abordem o tema exposto - "Audaz Fantasia"

2- A este concurso podem candidatar-se todos os alunos matriculados e a frequentarem o ensino dos anos do 3º ciclo e Secundário nos estabelecimentos de ensino nacionais.

3- Os poemas devem ser originais, em língua portuguesa,  em folhas A4, com a letra em Arial tamanho 11. A data limite para a receção dos trabalhos é 28 de Fevereiro de 2013.

4- Os trabalhos, até três por concorrente, devem ser enviados em folha de word para o email alencriativos@hotmail.com e em documento anexo os dados do autor: nome, estabelecimento de ensino, ano escolar, contacto de email  e telefone.

5- É obrigatório o nome verdadeiro do autor, podendo usar o pseudónimo literário, mas dando a conhecer à organização o nome de BI.

6- Os prémios e menções honrosas são entregues no evento público sendo obrigatória a presença do premiado ou de um representante nomeado pelo mesmo. A organização terá de ser informada antecipadamente pelo concorrente.

7- Os trabalhos serão analisados por um júri constituído por três elementos de reconhecido valor literário.

8- Aos trabalhos será atribuído um número por ordem de chegada, e enviados para o júri sem identificação, só após a deliberação do júri a organização fará a divulgação do autor.

9- Os premiados com os três melhores trabalhos e com as sete eventuais menções honrosas, serão informados individualmente por email ou telefone.

10-  A decisão do júri quanto aos alunos premiados, será tornada pública através dos órgãos de comunicação social, sem ordem de atribuição, a partir de 15 de Março de 2013. A ordem de atribuição só será conhecida por todos no Evento da Entrega de Prémios.

11 – Na Cerimónia de Entrega dos Prémios a realizar a 24 de Março de 2013, pelas 15:30 horas, no Museu João Mário em Alenquer, deverão comparecer os concorrentes premiados sem os quais a Organização achar-se-á no direito de considerar os prémios sem efeito. A sua ausência só será considerada por motivos justificados.

12- A organização e o júri comprometem-se a destruir os ficheiros de todos os trabalhos enviados a concurso e a não divulgar qualquer destes trabalhos. Os trabalhos premiados serão dados a conhecer ao público em geral, no evento da entrega dos prémios.

13- Qualquer esclarecimento adicional é feito para o email alencriativos@hotmail.com

14- Qualquer ponto não mencionado nas regras que possa surgir será a organização e o júri a deliberar, assumindo a total responsabilidade.

 

1.º Prémio Sessão fotográfica e oferta de um poster do Estúdio Fotográfico DEGRADÊ
Rua Triana n.º 55 Alenquer
https://www.facebook.com/degrade.fotografiaeacessorios?ref=ts&fref=ts

2.º e 3.º Prémios Um passeio a cavalo com acompanhamento de um equitador oferta da Coudelaria Simão Pedro Miranda em Arruda dos Vinhos https://www.facebook.com/coudelariasimaopedro.miranda/info

 

A organização: Ana Coelho e Maria Eugénia Ponte

 

 

POETAS EM GERAL

1º concurso Literário AlenCriativos destinado a enaltecer a Poesia.

O tema a Concurso será "Audaz Fantasia".

O Evento será também para comemorar o Dia da Poesia.

Com o apoio do Pelouro da Cultura do Município de Alenquer

 

Regras de participação:

1- Só serão considerados trabalhos poéticos que abordem o tema exposto - "Audaz Fantasia"

2- A este concurso podem candidatar-se todos os cidadãos nacionais residentes no Continente e Arquipélagos da Madeira e Açores, assim como todos os portugueses a residirem no estrangeiro, (desde que tenham a possibilidade de um representante na sessão da entrega de prémios), com idade igual ou superior a 18 anos.

3- Os prémios e menções honrosas são entregues no evento público sendo obrigatória a presença do premiado ou de um representante nomeado pelo mesmo. A organização terá de ser informada antecipadamente pelo concorrente.

4- Os poemas devem ser originais, em língua portuguesa, em folhas A4, com a letra em Arial tamanho 11. A data limite para a receção dos trabalhos é 28 de Fevereiro de 2013.

5- Os trabalhos, até três por concorrente, devem ser enviados em folha de word para o email alencriativos@hotmail.com e em documento anexo os dados do autor: nome, Nacionalidade, localidade de residência e contacto de email e telefone.

6- É obrigatório o nome verdadeiro do autor, podendo usar o pseudónimo literário, mas dando a conhecer à organização o nome de BI.

7-Os membros da organização e do júri estão impedidos de concorrer, assim como os familiares diretos, por uma questão de imparcialidade, justiça e idoneidade.

8- Os trabalhos serão analisados por um júri constituído por três elementos de reconhecido valor literário.

9- Aos trabalhos será atribuído um número por ordem de chegada, e enviados para o júri sem identificação, só após a deliberação do júri a organização fará a divulgação do autor.

10- Os premiados com os três melhores trabalhos e com as sete eventuais menções honrosas, serão informados individualmente por email ou telefone.

 11- A decisão do júri quanto aos autores premiados será tornada pública através dos órgãos de comunicação social, sem ordem de atribuição, a partir de 15 de Março. A ordem de atribuição só será conhecida por todos no Evento da Entrega de Prémios.

12 – Na Cerimónia de Entrega dos Prémios a realizar 24 de Março de 2013, pelas 15:30 horas, no Museu João Mário em Alenquer, deverão comparecer os concorrentes premiados sem os quais a Organização achar-se-á no direito de considerar os prémios sem efeito. A sua ausência só será considerada por motivos justificados.

13- A organização e o júri comprometem-se a destruir os ficheiros de todos os trabalhos enviados a concurso e a não divulgar qualquer destes trabalhos. Os trabalhos premiados serão dados a conhecer ao público em geral, no evento da entrega dos prémios.

14- Qualquer esclarecimento adicional é feito para o email alencriativos@hotmail.com

15- Qualquer ponto não mencionado nas regras que possa surgir será a organização e o júri a deliberar, assumindo a total responsabilidade.

 

Patrocínios

1º Prémio- Edição gratuita de 1 livro de poesia ao concorrente premiado com o 1º prémio – patrocínio da Editora Universus

2º.prémio - Estadia de uma noite (sábado para Domingo) para duas pessoas, com pequeno almoço incluído, no Moinho de Vento do Lugar da Serra (Moinho da Carnota) - Santana da Carnota - Alenquer, propriedade de Maria Antónia Pinheiro da Ponte (Turismo de Habitação, Moinho que faz parte da Rota Turistica dos Moinhos de Alenquer).
http://www.cm-alenquer.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=407eca4d-59da-4db7-ba8b-01feea361581&m=b59
http://www.geocities.ws/reporterlocal/Alenquer92.html
http://www.cafeportugal.net/pages/sitios_artigo.aspx?id=1791

3º.prémio - Jantar para duas pessoas no requintado restaurante do complexo turistico da Quinta do Castro, em Pragança, junto à zona protegida da Serra de Montejunto.
http://www.quintadocastro.com/index.php/Restaurante.html  

7 Menções Honrosas 

A organização: Ana Coelho e Maria Eugénia Ponte

AGORA É CONVOSCO!!! TOCA A PARTICIPAR!!! PEQUENOS E GRAÚDOS!!! 

 

11 comentários:

  1. Obrigada pela divulgação e apoio na amizade que nos faz estar com as palavras de poesia entrelaçadas nas emoções.

    Beijinhos
    Ana Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANA! Espero que este artigo aqui no blogue e a divukgação do mesmo nas redes sociais contribua para uma maior participação no concurso! É que eu não quero ganhar sem concorrência ;)
      Beijos e sucesso com a iniciativa.

      Eliminar
  2. A poesia sao as linhas que cozem o meu corpo. Sao as redeas no caminho da minha vida. Sao as asas que me transportam na luz do amanhecer.

    De Toronto, irei participar .(
    Obrigada
    Idalina da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Idalina! Força com esses poemas e muita sorte! Obrigado pela visita e pelo comentário. Espero que os próximos artigos deste blogue também sejam do seu agrado.
      Um beijo lusitano para o Canadá!

      Eliminar
    2. Idalina
      Boa inspiração como reside fora de Portugal caso seja nomeada terá de se fazer representar por alguém tal como diz na regra nº 2 ( um amigo ou familiar)
      e "Toca a escrever e a falar disto"
      beijinhos
      Ana Coelho

      Eliminar
  3. Boa noite, tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer.

    Este concurso é apenas para alunos?

    É possível estando no estrangeiro concorrer?

    Aguardo os esclarecimentos, desde já boa sorte a todos os concorrentes e á organização...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite José Pina! Em primeiro lugar quero agradecer a visita.
      Em relação às suas dúvidas: Como pode confirmar neste artigo são duas as categorias a concurso. Uma para alunos do 3º ciclo e do secundário e um outro para maiores de 18 anos.
      Na questão de estar no estrangeiro, creio que a condição é que o autor participante, em caso de impossibilidade de estar presente na sessão de entrega de prémios deve delegar essa função num representante.
      No entanto, para melhores informações sugiro que contacte a organização através do seguinte endereço de mail alencriativos@hotmail.com tenho a certeza que podem esclarecer estas e outras dúvidas que possa ter.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. José Pina

      Obrigada pelo incentivo. Como o Emanuel respondeu e muito bem pode sim concorrer desde que no caso de ser nomeado tenha alguém para o representar no evento da entrega de Prémios no dia 24 de Março ( pode ser um amigo ou familiar)

      Aproveito para deixar aqui mais uma informação que não consta das regras e que foi colocada à organização e como diz na regra 15, "qualquer ponto não mencionado nas regras que possa surgir será a organização e o júri a deliberar, assumindo a total responsabilidade."

      A questão colocada foi se os estrangeiros que residem em Portugal não podem concorrer, a organização e os júri decidiram que sim podem concorrer desde que escrevam em Português.

      Ana Coelho

      Eliminar
  4. Parabéns aos organizadores. Estas iniciativas são sempre de louvar e incentivar. Já participei e divulguei.
    Beijos
    Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nanda! Obrigado pela visita, pelo comentário e pela participação!
      Beijo.

      Eliminar

Toca a falar disso