quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EU FALO DE... RECONHECIMENTO


Aqueles que privam mais de perto comigo e me conhecem sabem que uma das minhas grandes paixões é a cultura, especialmente a lusófona. E sabem também aquilo que tento fazer em defesa dos valores culturais que nos foram deixados em legado por grandes nomes do passado.

Em nome dessa paixão nasceu em 2010 o blogue TOCA A ESCREVER, onde faço a divulgação de poesia e respectivos poetas, desde os mestres até ao mais desconhecido dos autores. E mais recentemente, com a reformulação deste blogue, dei vida ao TOCA A FALAR DISSO, com o objectivo de promover o debate em redor dos temas relacionados com a literatura no seu todo.

Ambos os projectos, independente do núcleo de leitores que têm ou podem vir a ter, são o meu contributo para uma maior difusão desta cultura que é a nossa; uma das mais ricas, versáteis e diversificadas do mundo; cheia de influências e influenciadora e acima de tudo, universal.

Ao fazer este género de trabalho, é perfeitamente normal que sinta alguma satisfação por saber que não o estou a fazer em vão e que do outro lado estão algumas pessoas que acompanham estes projectos; seja com comentários ou simplesmente por visitarem os espaços. Este retorno é uma fonte de motivação porque o entendo como uma forma de reconhecimento, por parte de quem visita os blogues.

Todos concordarão que um dos maiores objectivos de qualquer ser humano é ter o reconhecimento dos seus pares, seja a nível pessoal ou profissional. Enquanto crianças, fazemos de tudo para agradar aos progenitores e ganhar sobre nós a sua atenção. Depois, adolescentes, tentamos ganhar a confiança dos nossos colegas e amigos, e receber as melhores notas dos professores com o nosso desempenho. Já adultos, lutamos por deixar a nossa marca no trabalho, no ciclo de amigos, na familia e na sociedade.

Acredito que quando esse reconhecimento nos é feito, deve-se em grande medida a tudo aquilo que cada um de nós tenta fazer, bem ou mal, com sucesso ou por tentativas falhadas mas constantes, em prol de uma causa e desta forma ajudar na edificação de uma sociedade melhor.

Sendo certo que ambos os blogues ainda têm um universo de leitores restrito e uma visibilidade reduzida, não é menos verdade que o retorno tem sido fantástico e que o reconhecimento que mencionei anteriormente tem vindo a aumentar de dia para dia. E, aqui chegados, tenho de dizer que também sinto esse reconhecimento na disponibilidade, demonstrada por todos aqueles que tenho contactado, em contribuir nestes projectos, principalmente no TOCA A FALAR DISSO. E se, por si só, esta aceitação me diz que estes projectos têm razão de ser e pernas para andar, mais convencido fico quando a directora cultural de uma organização (Instituto brasileiro de culturas internacionais de Minas Gerais) entra em contacto comigo de forma privada, enviando-me todo um conjunto de informação sobre um evento cultural para que eu possa fazer aqui um artigo e ajudar na divulgação.

Apesar de saber de antemão que o mesmo género de contacto foi feito com muito mais pessoas numa acção de difusão das actividades deste instituto, compreenderão certamente que perante este cenário eu não poderia ficar quieto num canto sem manifestar o meu regozijo pela forma como o TOCA A FALAR DISSO está a ser entendido e levado a sério.

MANU DIXIT

 

10 comentários:

  1. Camarada, quando o nosso trabalho é reconhecido, independentemente do género de retorno, isto é: que nos seja favorável ou não o seu conteúdo; é sempre bom. É o tal princípio que amiúde refiro, o de não se ser indiferente. Continuação de bom trabalho, um abraço, Xavier Zarco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estas pequenas-grandes coisas que fazem valer a pena este género de projectos. Obrigado pela visita e comentário.
      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Trabalhar em prol da cultura e da literatura no geral é uma mais valia. Conhecendo o teu cariz de empenho não duvido que este projeto tem pernas para andar e dar que falar. Trazer e dar voz aos escritores e poetas é sempre um trabalho a aplaudir.

    beijinhos
    Ana Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo fica mais fácil quando temos do nosso lado gente com o mesmo cariz empreendedor.
      Beijo.

      Eliminar
  3. Aquele abraço, poeta. As minhas felicitações e votos da continuação deste excelente trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa! Obrigado pela visita e pelos votos. A missão continua.

      Eliminar
  4. Claro que o TOCA A FALAR DISSO está a ser entendido e levado a sério!
    Outra coisa não seria de esperar já que não se trata apenas (embora isso já seja muito) de mais um blogue de opinião sobre literatura mas os temas focados são muito interessantes e abrangentes.
    São assuntos muito pertinentes para todos os que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos na cultura em geral e na literatura em particular.
    O que mais me chama a atenção são as questões práticas de que aqui se fala e, desde os artigos aos comentários, sempre que aqui venho e te/vos leio saio daqui mais rica e mais esclarecida.
    Parabéns pelo EXCELENTE trabalho e continua...
    :-)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Emanuel.
    O TOCA A FALAR vai fazendo o seu percurso e ainda que só tivesses conseguido despertar o interesse de uma pessoa (o que não é o caso)já teria valido a pena.
    A cultura, infelizmente, para os sucessivos governantes deste país, e em tantos outros países, tem sido a parente pobre, a mal amada, aquela que se coloca no canto mais escuro para que ninguém dê por ela.
    Na ignorância de cada um de nós, alguns mais ignorantes ainda não perceberam que o que resta de um povo quando esse povo já é passado são os registos culturais, nas suas diversas formas de expressar, que ficam devidamente registados.
    O TOCA A FALAR DISSO pode ser apenas uma gota de água no oceano da cultura mas uma pequena gota de água unida a outras gotas podem formar um mar imenso cultural.
    A seguir-te por aqui com o respeito e atenção que o TOCA A FALAR DISSO merece.
    Beijo amigo.
    Maria José Lacerda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria José! Obrigado pela visita e comentário motivador.
      Beijo grande.

      Eliminar

Toca a falar disso