quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EU FALO DE... LIBERDADE DE EXPRESSÃO


LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Mais uma vez, o meu artigo de opinião, surge na sequência de uma conversa, via e-mail, que tive com uma pessoa que acompanha o blogue e que leu não só o texto da poeta ANA CASANOVA, mas também os comentários a esse texto.

Foi-me perguntado o porquê de eu permitir comentários anónimos uma vez que os mesmos podem ser interpretados como uma linguagem mais de desafio do que de opinião construtiva.

A minha resposta não poderia ser outra senão evocar o direito que cada um de nós tem, não só de expressar a sua opinião livremente mas também de o fazer publicamente ou não, desde que a mesma não ofenda a honra, a dignidade e o bom nome de quem escreve e de quem lê.

Perante a minha resposta, foi-me perguntado qual a minha legitimidade para decidir se um comentário é ou não ofensivo para o destinatário e como posso eu controlar comentários ofensivos.

A minha legitimidade é-me concedida pela minha consciência e pelo facto de eu ser o responsável por este blogue e enquanto tal ter a capacidade de decidir o grau de interactividade que quero para este espaço. E para melhor controlar o que aqui se publica tenho ao meu dispor uma ferramenta chamada "moderação de comentários" que não hesitarei em utilizar sempre que achar necessário.

Sei que ao pedir artigos de opinião, os mesmos podem provocar diferentes reacções mas o propósito deste blogue é precisamente abrir lugar à discussão de temas relacionados com a literatura.

Cada um de nós é responsável pelo que escreve e diz e estou certo que cada um dos autores dos artigos aqui publicados assumirão as suas posições de forma correcta.

Por minha parte, assumo também a responsabilidade pela publicação dos textos e seus conteúdos, mesmo aqueles que exprimam ideias contrárias às minhas, em nome dos objectivos deste blogue, repito: permitir uma discussão aberta, franca e construtiva sobre questões relacionadas com a literatura.

Se algum dia for confrontado com um comentário que não cumpra os meus critérios de bom senso, elevação e baseado apenas em argumentação civilizada, reservo-me o direito de não o publicar.

Muitos dirão que com essa atitude estarei a exercer censura sobre as opiniões dos outros e, consequentemente a negar, o seu direito à liberdade de expressão. Pode até ser, mas estarei também a fazer valer os meus direitos de querer em minha casa apenas e só aqueles que merecem estar e, ao mesmo tempo, a salvaguardar o direito a ter no meu espaço, unicamente, discussões saudáveis.

Todos os comentários que eu achar ofensivos não serão publicados e isso serve não só para os anónimos mas também para aqueles identificados.

 

MANU DIXIT

6 comentários:

Toca a falar disso